CALIFÓRNIA

Documentos

Lista de documentos para emitir passaporte

5 Mins de leitura
documentos para tirar passaporte

Chegou o momento de começar a planejar a viagem… e logo de cara você já vê uma lista documentos para tirar passaporte, além do visto e outros mais. De primeira, pode parecer complicado, mas o processo de emitir o passaporte e o visto é bem tranquilo, na verdade. 😅

Como eu sei que muita gente fica com dúvidas, reuni todas as informações dos documentos que você vai precisar nessa etapa, além das questões mais comuns de quem vai viajar pela primeira vez.

Bora lá entender mais sobre a emissão do passaporte, assim você pode passar pra parte divertida do planejamento, que é escolher os destinos. 👊🏾

📄 Documentos pra tirar o passaporte comum 

O passaporte comum é o emitido pra maiores de 18 anos, ou então menores que forem emancipados. 

A emissão dele é bem tranquila, só pedem documentos básicos e grande parte do processo é feito pela internet. Dá uma olhada na lista. 👇🏾

  • Documento de identidade (RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou até mesmo o passaporte anterior, nos casos de renovação)
  • CPF, se não estiver no seu documento de identificação. Se estiver, não precisa levar separadamente.
  • Certidão de casamento e nascimento, caso tenha alterado seu nome por algum motivo.
  • Certificado de naturalização, se for estrangeiro naturalizado no Brasil.
  • Passaporte antigo, se houver. É importante, viu? Se não levar, você vai pagar o dobro da taxa de emissão. 

Documentos não obrigatórios, mas que eu levo mesmo assim:

  • Comprovante de votação da última eleição. Também vale o comprovante de justificativa, falta ou a certidão de quitação eleitoral.
  • Comprovante de serviço militar para homens maiores de 18 anos.

Esses provavelmente não serão solicitados, mas eu prefiro levar porque se eles identificarem algum erro no sistema, vão precisar dos documentos. Melhor prevenir do que remediar, né? 😉

👶🏾 Documentos para tirar passaporte infantil ou menor de 18 anos

Uma parte que gera muitas dúvidas é a emissão de passaporte pra crianças e adolescentes menores de 18 anos. 

O processo não é complicado, parece bastante com o dos adultos. O que muda é que pedem alguns documentos adicionais. Olha só a lista completa: 

  • Documento de identidade (RG, certidão de nascimento ou o passaporte anterior, se tiver)
  • CPF. Se a criança for menor de 12 anos ou não tiver um, leve a certidão de nascimento no lugar dele.
  • Certificado de naturalização, se for estrangeiro naturalizado no Brasil.
  • Passaporte antigo, se houver. De novo, caso não leve, será cobrado o dobro da taxa de emissão.
  • Autorização expressa de viagem por escrito de todos os pais ou responsáveis.
  • Documento de identificação do responsável legal que levará a criança para o atendimento.
  • Foto 5×7, para crianças com menos de 5 anos. A foto precisa ser colorida, com fundo branco e rosto à vista.

Bom avisar que os menores de idade, mesmo que sejam bebês, precisam estar presentes no atendimento presencial. 

Além disso, indico que todos os responsáveis acompanhem, mas se não der, não se esqueça de levar a autorização expressa. 😄

❗️ Documentos para tirar passaporte de emergência

O passaporte de emergência é emitido em casos de viagens urgentes que não podem esperar o tempo normal de produção do documento. 

Esse passaporte só é concedido em situações extremas, como catástrofes naturais, conflitos armados, ajuda humanitária, motivos de saúde da pessoa, cônjuge ou parente até segundo grau, proteção do patrimônio, trabalho, interesse público ou qualquer outra coisa que teria consequências graves. 

Para emitir esse tipo de passaporte, além dos documentos comuns de acordo com a idade, que já citei, você vai precisar de um comprovante legal da urgência.

O comprovante pode ser um laudo médico, por exemplo. Lembre-se que é um documento muito importante, então não vai ser emitido por casos como perda de créditos de viagem ou algo assim, que não seja risco de vida. 👍🏾

🤔 Dúvidas frequentes sobre tirar passaporte brasileiro

Reparei que muitas dúvidas são frequentes entre as pessoas que vão tirar o passaporte pra primeira viagem internacional. 

Por isso, eu separei aqui as que eu mais vejo e respondi. Se, por acaso, você tiver mais alguma questão que não respondi, pode me enviar no Instagram (@onegoviaja) ou deixar aqui nos comentários, beleza? 🙋🏾‍♂️

  • Precisa vestir roupa social para o atendimento da Polícia Federal?

Essa é uma dúvida bem normal, mas pode ficar tranquilo, porque não é uma entrevista, é só uma entrega de documentos. Pode usar roupas normais, como as que usaria para trabalhar, por exemplo.

Só indico escolher uma blusa neutra, sem cores chamativas, pois nesse dia irão tirar a foto oficial do seu passaporte.

  • Qual a validade do passaporte?

O passaporte comum, pra maiores de 18 anos, vale por 10 anos. O passaporte de emergência tem um tempo menor, de um ano.

Os passaportes infantis também têm um tempo menor, que varia de 1 a 5 anos de validade dependendo da idade. Quanto mais nova a criança, menor a validade. 😕 

  • Quanto custa para fazer o passaporte?

A taxa de emissão atual do passaporte comum é R$257,25, ela é paga através de um boleto gerado pelo site da Polícia Federal. Já o passaporte de emergência tem custo um pouco mais alto, de R$334,42.

  • Onde tirar o passaporte?

Como expliquei, a maior parte do processo é feito online. Você só vai precisar comparecer uma vez a algum posto da PF, que está presente em todos os estados do Brasil. 

  • Precisa de passaporte pra ir pros EUA?

Sim, é um dos documentos obrigatórios. Além dele, você vai precisar de um visto de turista pra entrar nos EUA. Os dois documentos são imprescindíveis.

  • Quanto tempo leva para o passaporte ficar pronto?

Na grande maioria das vezes, o passaporte fica pronto 6 dias úteis depois do atendimento presencial. Pode acontecer algum imprevisto, então confira no site da PF antes de buscar.

  • Preciso levar foto na hora de tirar o passaporte?

Não precisa. Antes, pediam pra levar a foto, mas hoje em dia a imagem é captada no dia do atendimento. Só as crianças com menos de 5 anos precisam levar uma foto, 5×7, colorida, com fundo branco e rosto à vista.

  • Em caso de divórcio, preciso da autorização da mãe ou pai para tirar passaporte de menor de idade?

Sim, os dois responsáveis devem autorizar para que o passaporte seja emitido. Até em casais que continuam unidos é necessária a assinatura de ambos os pais.

  • Pode tirar o passaporte com o nome sujo?

Sim, o processo não faz nenhuma distinção desse tipo. O passaporte é como uma carteira de identidade, qualquer pessoa pode tirar. Só não podem aquelas que têm problemas com a lei que impedem a saída do Brasil.

  • Como renovar meu passaporte?

O passaporte não é renovado, toda vez que ele vence é necessário fazer um novo, seguindo os mesmos passos da primeira vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *