CALIFÓRNIA
PlanejamentoQuero comprar

Entenda como comprar dólar online e barato

5 Mins de leitura
como comprar dólar

Como comprar dólar online e barato

Uma das grandes questões na hora de planejar uma viagem é sobre como comprar dólar. Muita gente não sabe bem como funciona e como conseguir um bom preço na moeda. 🤔

Com o dólar alto, é muito importante saber onde e como comprar, pra não ter prejuízo e nem passar aperto levando pouca grana. Falo por experiência própria: é melhor levar dinheiro a mais do que a menos! 

Pra ajudar com isso, reuni nesse post tudo o que você precisa saber sobre o câmbio, taxas, e ainda vou dar algumas dicas sobre como comprar dólar online sem sair de casa (e com taxas baixas). Vamos lá? 👊🏾

💵 Entenda como funciona taxa de câmbio do dólar

Você já sabe que o dólar muda todo dia, certo? Por isso, o planejamento da compra de dólares é tão importante. 

O que eu faço é acompanhar as subidas e descidas do dólar algum tempo antes de comprar, assim sei se no dia o preço está bom ou se é melhor esperar um pouco. 


Isso tudo porque além do valor do dólar em si, a compra envolve taxas. Pois é! As duas principais são o IOF e o spread. 👇🏾

IOF: imposto sobre operações financeiras. Essa taxa sempre é cobrada quando envolve câmbio de moedas, ok? Seja na hora de comprar ou usando seu cartão de crédito, o IOF vai ser incluído no total.

Spread: basicamente, o spread funciona como uma taxa de serviço. Essa porcentagem sobre o valor representa a diferença entre o valor que as casas de câmbio pagaram e o que cobram do cliente.

✓ Como calcular as taxas na compra do dólar

Já vi muita gente parar na primeira casa de câmbio e comprar centenas de dólares, sem perguntar sobre as taxas. Se você faz isso, já aviso que pode estar perdendo dinheiro. 😬

Vou te mostrar como calcular as taxas. Você precisa saber as porcentagens de taxa cobradas pela casa de câmbio, depois é só somar quantos dólares você quer comprar + IOF + spread. 👍🏾

O IOF pode mudar de um lugar pra outro, mas nas casas de câmbio convencionais ele é de 6,38%. Já o spread muda muito, mas eu já vi chegar a até 7% em alguns bancos. 

As taxas são bem altas, né? Não se preocupe, tem um jeito de economizar bastante, continue lendo pra descobrir! 😉

💰 Como comprar dólar comercial?

Sabia que o dólar comercial é mais barato que o de turismo? A melhor opção é comprar na cotação dele — muita gente não sabe, mas é possível!

Pra isso, você vai precisar de uma conta americana ou global — já que a cotação comercial não se aplica para turistas, ou seja, não podem oferecer nas casas de câmbio. 


Antes era bem difícil conseguir uma conta internacional, precisava de endereço americano, era uma burocracia só. Depois de pesquisar bastante, descobri o Banco Nomad que oferece conta global pra brasileiros. 

Vou explicar melhor como abrir a sua conta, mas antes, aqui vai um cupom de cashback exclusivo pra leitores. Usando ONEGOVIAJA10 pra abrir sua conta você ganha US$10 na primeira remessa. 🤩

📲 Comprando dólar com a Nomad conta internacional

Já tem um post aqui completo sobre o banco Nomad e todos os benefícios, mas o maior deles é que as taxas da Nomad são bem mais baixas que as de casas de câmbio comuns. 

Isso porque o IOF que eles cobram é de 1,1% e o spread é de 2%, sendo que ele pode chegar a 1% dependendo de quantas remessas você já fez. Bem melhor que os preços da taxa de câmbio tradicional, né? 🤩

Além disso, o processo de compra é bem fácil e rápido, dá pra fazer em casa mesmo. Eu usei a conta Nomad na minha última viagem para os EUA e gostei muito!

Sabe que o Nego aqui sempre traz oportunidade boa, né? Vou ensinar como abrir a sua conta Nomad e ganhar US$10 de cashback na primeira remessa!

✓ Como abrir sua conta Nomad digital e comprar dólares

Para saber mais sobre o banco Nomad, você pode ler esse artigo que eu fiz com todas as informações sobre eles. Spoiler: dá pra ter um cartão de débito internacional e até investir em ações americanas. 

Agora, se quer abrir a conta de uma vez, é só seguir o passo a passo direitinho para criar sua conta e começar a comprar dólar com taxas menores e uma praticidade que só a Nomad oferece. 🥳

💳 Como comprar dólar com cartão

Muita gente me pergunta se é possível comprar dólar com cartão de crédito ou débito. Até dá, mas normalmente as casas de câmbio que permitem isso possuem taxas bem maiores. 

Além disso, você tem que prestar muita atenção nas informações da venda, principalmente sobre qual cotação do dólar será usada no pagamento. 

Pensa só: se o preço do dólar hoje estiver bom, mas no momento que for pagar o cartão ele estiver alto, você vai acabar no prejuízo.

Por isso, eu indico pesquisar bastante antes de comprar dólar com cartão, ok? Não entre em roubada!

✓ Outras formas de pagamento

Usar o cartão é legal, mas eu prefiro comprar meus dólares usando outras formas de pagamento. 

Na Nomad, por exemplo, dá pra comprar usando a transferência via TED ou até mesmo pelo Pix, que é bem mais prático. 🙌🏾

Depois da identificação do pagamento, demora só um dia útil pro valor em dólar entrar na conta. Assim, dá pra comprar até mesmo na semana da viagem se a cotação estiver boa! 

🤩 Dicas para comprar dólares com bom preço

Bom, agora que você já viu que dá para comprar dólares usando o banco Nomad pra evitar as taxas altíssimas de casas de câmbio, vem comigo que eu tenho mais dicas sobre dólar. 

Eu viajo sempre e estou sempre buscando as melhores formas de comprar e levar dólares, então reuni aqui as melhores informações que você precisa saber. Vem comigo! 🙋🏾‍♂️

Compre com antecedência: deixar para comprar dólar no mês da viagem é furada, viu? Como a cotação muda todo dia, você pode pegar um preço bem ruim, mas como não vai poder esperar abaixar, terá que pagar. Sem deixar pra última hora!

Não compre tudo de uma vez: eu sempre compro dólar aos poucos. Quando vejo que a cotação está favorável, compro alguns e vou guardando. Quando chega a hora de viajar, tenho dinheiro suficiente, sem sofrer pagando de uma vez. 

Evite trocas de moeda no aeroporto/destino: não indico deixar pra trocar real por dólar já nos EUA, viu? Eles sabem que é uma necessidade mais urgente e colocam o preço lá em cima, além das taxas lá serem diferentes.

Atenção com dinheiro físico: é bom, sim, ter um trocado na carteira, mas nunca leve todos os seus dólares em forma física. Nunca se sabe o que pode acontecer na viagem, então é sempre bom ter uma reserva em um cartão como o da Nomad.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *